Acordo para facilitar fluxo de viajantes vale para estadias de até 90 dias.
Documentos como bilhete de volta e reserva de hotel podem ser exigidos.
O acordo pelo qual Brasil e México suprimiram a exigência de vistos para viagens de curta duração em passaportes comuns começará a valer no próximo dia 16 de maio, informou nesta quarta-feira (24) o Ministério de Relações Exteriores do Brasil em comunicado.
A decisão de voltar a facilitar o fluxo de viajantes entre as duas maiores economias da América Latina foi anunciada no mês passado, mas seu início ainda dependia de novas negociações, de acordo com a agência Efe.
Segundo a mesma agência, o antigo acordo que eximia os viajantes dos dois países de solicitar vistos para viagens de curta duração valeu até 2005, quando foi suspenso pelo México.
"Dando sequência à decisão conjunta de retomar o acordo sobre isenção de vistos de curta duração em passaportes comuns, anunciada pela Nota 87, de 18 de março último, os governos do Brasil e do México estabeleceram que o acordo voltará a ter vigência a partir das 0h do dia 16 de maio de 2013", afirmou o comunicado da Chancelaria brasileira.
A nota recomenda aos brasileiros que tenham dificuldades para entrar no México a partir dessa data que solicitem autorização para entrar em contato com os representantes consulares do país na Cidade do México.
O comunicado acrescenta que a eliminação dos vistos não se estende a outros documentos que podem ser exigidos pelas autoridades migratórias mexicanas, como passagem de volta, comprovante de hospedagem ou demonstração de recursos para se sustentar.
Fonte: G1