Brasileiros enfrentam dificuldades e demora para retirar passaporte

Demanda cresceu e número de passaportes expedidos no Brasil de janeiro a agosto é 40% maior do que registrado no mesmo período de 2010.
Quem vai viajar para fora do Brasil precisa se programar com muita antecedência, pois há uma fila enorme para tirar o passaporte. O que explica a espera de mais de um mês? O brasileiro ouviu, acreditou nas mudanças e está viajando como nunca. Agora, para ir ao exterior, com exceção da América Latina, precisa do passaporte. A procura aumentou, mas a Polícia Federal não acompanhou o novo ritmo, o novo momento dos viajantes.

Após a digital ser conferida, é só tirar a foto. “Vamos viajar e curtir, só isso”, disse a estudante Milena Lopes. Tudo isso depois de uma espera até conseguir marcar a data para ser atendido. “Todo mundo fala que demora bastante para agendar pelo site, porque não tem data”, contou a pedagoga Rafaela Pacheco.

Quanto tempo demora? “Durou mais ou menos cinco semanas do agendamento até o atendimento”, disse o militar Luiz Cyrilo, que até teve sorte. A espera pode chegar a 80 dias, de acordo com a Polícia Federal.

A demanda cresceu e o número de passaportes expedidos de janeiro a agosto é 40% maior do que o registrado no mesmo período de 2010. Em 2011, foram mais de 1,4 milhão de documentos emitidos até agora. O recorde histórico foi em agosto, quando quase 208 mil passaportes foram emitidos, o que representou 33% a mais do que em agosto do ano passado. A procura maior foi no estado de São Paulo.

“Tem de se programar e tem de ser com bastante antecedência para não correr o risco de chegar na hora e não ter o passaporte para viagem”, indicou a professora Mônica Azevedo.

Se fosse só o passaporte? “Plano para viajar até o final do ano para os Estados Unidos se conseguir visto”, explicou o funcionário público José Souza.

Por isso, antes de ceder às tentações de pacotes de viagem em promoção com dólar baixo, é preciso se organizar. “Antecipadamente à compra eu já faço uma pesquisa do local onde eu vou viajar, das documentações exigidas. Assim que é fechado o pacote, eu já deixo isso tudo providenciado para não ficar tudo resolvido na última hora”, contou a médica Renata Filardi

Se o passaporte estiver vencido, o passageiro corre o risco de perder a viagem ou pagar multa para remarcar o bilhete. “Essa demora para tirar o passaporte tem ajudado com que as pessoas se antecipem suas viagens e se programem com mais tempo. Hoje, por exemplo, nós temos tarifas até o fim de 2012. Isso contribui para que as pessoas se programem com mais antecedência”, lembrou o representante de uma agência de viagem Claudio Vila Nova.

A Polícia Federal informou que trabalha com reserva de vagas e alguns horários ficam guardados para casos de emergência. Quando alguém precisa viajar, por exemplo, por motivos de saúde e não pode esperar o prazo normal. Se ninguém ocupar a vaga, a data fica liberada e aí, quem der sorte, pode ser encaixado nesse dia e esperar bem menos.
Fonte: Bom Dia Brasil
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário