Como tirar visto para Reino Unido

Vistos Consulares: Para a Grã-Bretanha brasileiros não necessitam obter visto antecipadamente, para viagens à turismo/negócios ou estudos, com permanência inferior a 06 meses. O agente de imigração, no ato da chegada ao Reino Unido, poderá solicitar  a apresentação da passagem de volta, prova de que você pretende deixar o Reino Unido após a estadia pretendida e prova de que tem dinheiro suficiente para pagar pela sua estadia e acomodação.

Viagens à estudos para cursos com duração inferior a seis meses: Brasileiros que pretendem estudar no Reino Unido por prazo inferior a seis meses não necessitam solicitar visto antes de viajar, desde que nunca tenham tido nenhum tipo de problema com o serviço de imigração Britânico e recebam a permissão de entrada no desembarque no Reino Unido, apresentando evidências do curso, evidências dos fundos disponíveis para o sustento do estudante enquanto estiver no Reino Unido e evidências das suas intenções de deixar o Reino Unido ao final do curso. Neste caso, o requerente, poderá viajar exclusivamente com o objetivo de estudar; não podendo realizar nenhuma atividade remunerada.

Viagens à estudos para cursos com duração superior a seis meses: A partir de 13 de novembro de 2005, todos aqueles que não sejam membros da comunidade européia que desejarem permanecer no Reino Unido por mais de seis meses, terão que obter uma permissão de entrada (visto) através de um dos Centros de Solicitação de Visto, antes de viajar. Assim, com esta nova regra, todo cidadão brasileiro que pretenda estudar no Reino Unido por mais de seis meses, independente do curso que irá realizar, terá que obter o visto antes de viajar.
À partir de 01 de setembro de 2007, todos os requerentes de visto para o Reino Unido deverão comparecer pessoalmente para solicitação de visto de entrada no Reino Unido, num dos Centros de Solicitações de Vistos (VAC), para realizar a petição do visto; sendo que, deverá ser realizado com pelo menos 01 mês de antecedência da data prevista da viagem.

Informações básicas para solicitação de visto no Rio de Janeiro - RJ (VAC com serviços completos):
O Centro de Solicitação de Visto para o Reino Unido no Rio de Janeiro recebe solicitações on-line enviadas pela Internet, para início do processo de solicitação de visto de entrada.
Para a solicitação on-line, siga as etapas abaixo:
1.Preencher o formulário de solicitação on-line no site: http://www.visa4uk.fco.gov.uk/  e em seguida  realizar o pagamento on -line.
2.Recebimento pelo candidato de um e-mail com um número de identificação da solicitação. Esse número deve ser guardado para referência futura.
3.Recomendamos fortemente que o candidato marque um horário no VAC para a entrega da solicitação, agendada através do site: www.visainfoservices.com/Pages/Welcome.aspx
4.Quando você comparecer pessoalmente no Centro de Solicitação de Visto para a entrevista e recolhimento dos dados biométricos (impressões digitais e foto digitalizada), tenha consigo o formulário preenchido impresso e um comprovante do pagamento on-line e também todos os documentos necessários e pertinentes ao tipo de visto que deseja.

Requisitos para apresentação de solicitações de vistos  ao Centro de Solicitação de Visto no Rio de Janeiro: . Pagamento somente em dinheiro, caso o candidato ainda não tenha feito o pagamento on-line.
. Formulário de solicitação original preenchido (os candidatos sem o formulário de solicitação preenchido não serão atendidos).
. Formulário(s) assinado(s) e datado(s) nos campos apropriados.
. Passaportes atuais e anteriores.
. 02 fotos 3x4cm recentes, iguais, coloridas, fundo branco e sem adornos/óculos.
. cópias e originais dos documentos relevantes ao tipo de visto solicitado: Imposto de Renda, contra cheques, extratos bancários, reserva aérea, confirmação de matrícula em escola do Reino Unido, comprovante de hospedagem, diplomas e certificados e cursos realizados no Brasil e no exterior, print de reserva aérea, etc (tudo que comprove fortes vínculos ao Brasil).  Outros documentos poderão ser solicitados; sendo que, se você não apresentar a documentação completa, a solicitação poderá ser recusada.
Observação: você deve apresentar cópias dos documentos de renda que deseja de volta.
Todos os candidatos a visto devem fazer a solicitação pessoalmente no Centro de Solicitação de Visto, para tirar impressões digitais e fotografias. Impressões digitais: todos os candidatos a visto devem fornecer as suas impressões digitais. Utiliza-se um scanner (digitalizador) eletrônico para o procedimento das impressões digitais. No procedimento, não se utiliza nenhuma tinta, líquido ou qualquer componente químico.

Informações básicas para solicitações de vistos em São Paulo ou Brasília (VAC com serviços restritos):
Os Centros de Solicitações de vistos de Brasília e de São Paulo, recebem somente solicitações on-line enviadas pela internet, para início do processo de solicitação de visto:
Você pode acessar a solicitação on-line no site: http://www.visa4uk.fco.gov.uk/. Há 04 etapas fundamentais:
Preencher o formulário de solicitação através do site: http://www.visa4uk.fco.gov.uk/  e fazer o pagamento on-line.
Depois de enviar a solicitação on-line, você receberá um e-mail com um número de identificação da solicitação. Esse número deve ser guardado para referência futura. Lembre-se: o pagamento deve ser feito on-line.
Agendar o atendimento num dos Centros de solicitação de visto, através do site: https://www.visainfoservices.com/Pages/AppointmentManagement.aspx?language=6
Comparecer no dia/horário agendado levando consigo uma cópia impressa da solicitação preenchida e do recibo do pagamento on-line, no Centro de Solicitação de Visto, juntamente com os documentos necessários e pertinentes ao tipo de visto que deseja.

Requisitos para solicitações de vistos ao Centro de Solicitação de Visto em São Paulo ou em Brasília: . Pagamento somente em dinheiro.
. Formulário de solicitação original preenchido (os candidatos sem o formulário de solicitação preenchido não serão atendidos).
. Formulário(s) assinado(s) e datado(s) nos campos apropriados.
. Passaportes atuais e anteriores.
. 02 fotos 3x4cm recentes, iguais, coloridas, fundo branco e sem adornos/óculos.
. cópias e originais dos documentos relevantes ao tipo de visto solicitado: Imposto de Renda, contra cheques, extratos bancários, reserva aérea, confirmação de matrícula em escola do Reino Unido, Comprovante de hospedagem, diplomas e certificados e cursos realizados no Brasil e no exterior, print de reserva aérea, etc (tudo que comrpove fortes vínculos ao Brasil).  Outros documentos poderão ser solicitados; sendo que, se você não apresentar a documentação completa, a solicitação poderá ser recusada.
Observação: você deve apresentar cópias dos documentos de renda que deseja de volta.
Observe que você deverá enviar sua solicitação pelo correio para o Rio de Janeiro para ser processada, após o comparecimento no VAC de SP ou de BSB. O Centro de Solicitação de Visto com Serviços Restritos de SP ou de Brasília fornecerá um envelope para o envio da solicitação ao Centro de Solicitação de Visto no Rio de Janeiro. Se desejar que a sua solicitação seja devolvida pelo correio, traga, para a entrevista, um envelope grande com o seu endereço escrito que contenha selos suficientes para os seus documentos serem devolvidos a você do Rio de Janeiro. Esse envelope de retorno deve ser apresentado juntamente com a sua solicitação durante a entrevista. Se não desejar que os seus documentos sejam enviados pelo correio, você poderá buscá-los pessoalmente no Centro de Solicitação de Visto no Rio de Janeiro.
O candidato poderá ser chamado para uma entrevista no Consulado Britânico Geral no Rio de Janeiro, depois que a sua solicitação tiver sido entregue e analisada. Dependendo do volume de trabalho, pode haver um período de espera para a entrevista, portanto, tenha isso em mente quando for planejar a viagem para o Reino Unido e procure sempre dar entrada com pelo menos 01 mês de antecedência da viagem.
Todos os candidatos a visto devem fazer a solicitação pessoalmente no Centro de Solicitação de Visto - VAC, para tirar impressões digitais e fotografias. Impressões digitais: todos os candidatos a visto devem fornecer as suas impressões digitais. Utiliza-se um scanner (digitalizador) eletrônico para o procedimento das impressões digitais. No procedimento, que levará cerca de dois minutos, não se utiliza nenhuma tinta, líquido ou qualquer componente químico.

Ref. Territórios Ultramarinos Britânicos (Possessões Britânicas): Brasileiro em viagem à algum destes países, necessita de visto e neste caso, os documentos requeridos para a petição de visto são:
. Formulário de aplicação de visto - modelo VAF8
. Formulário de aplicação de visto - modelo COM 2007 (para países da Comunidade)
. Passaporte original com valiade mínima de 06 meses
. 02 fotos 3 x 4 cm, coloridas, recentes e não datadas
. Cópia da passagem ou itinerário indicando as datas pretendidas para chegada e partida do país/território, para o qual o visto está sendo requerido.
A aplicação dos vistos, quando necessários, para os países ultramarinos britânicos devem ser realizadas num dos 03 Centros de Atendimento Britânicos no Brasil, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília; seguindo, as mesmas regras para solicitação de visto para estudos na Inglaterra, descrito acima.

Abaixo, a relação de territórios Ultramarinos Britânicos:
Para informações sobre necessidade ou não de visto de cada país/território abaixo listado, acesse o país que deseja obter informação:
. Anguilla
. Bermuda
. Território Antártico Britânico
. Território Britânico do Oceano Índico
. Ilhas Cayman
. Ilhas Falkland (Malvinas)
. Gibraltar
. Montserrat
. Pitcairn
. Ilhas Oeno e Henderson Ducie
. Santa Helena e Dependências
. Ilha Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul
. Bases Aéreas Soberanas de Akrotiri e Dhekelia
. Ilhas Turks e Caicos
. Ilhas Virgens Britânicas.

Informações importantes: Desde 03.MAR.2009, passageiros das seguintes nacionalides, com viagem ao Reino Unido, passaram a necessitar de visto de entrada:
- África do Sul (exceto cidadãos que já possuam carimbo de entrada da Imigração da Inglaterra)
- Bolívia
- Lesoto
- Suazilândia
- Venezuela (exceto cidadãos possuidores de passaporte com chip de leitura ou e-passaporte)
- Jamaica (inclusive em trânsito, necessitam de visto de entrada)
Existem outras nacionalidades que necessitam de visto de entrada no Reino Unido e suas possessões, as listadas acima foram as últimas inclusões nesta obrigatoriedade. Em caso de estrangeiro, sempre consultar sobre a necessidade de visto.

Embaixada e Consulados Brasileiros no Exterior:
Embaixada do Brasil em Londres
32 Green Street
London W1K 7 At - Inglaterra
Tel: 020 73999000 - Fax : 020 73999100
e-mail: info@brazil.org.ukSite
site: http://www.brazil.org.uk/

Consulado Geral do Brasil em Londres
3 Vere Street
London W1G 0DH
Tel.: +44(0)20 7659 1550 - Fax: +44(0)20 7659 1554
E-mail: info@consbraslondres.com
site: http://www.consbraslondres.com/

Embaixada e Consulados estrangeiros no Brasil: Embaixada do Reino Unido em Brasilia - DF
SES 801 Conj. K Lote 8
Brasília - DF - Brasil - CEP 70200-010
Tel.: +55 (61) 3329 2300 - Fax: +55 (61) 3329 2369
E-mails: contato@reinounido.org.br ou contact@uk.org.br
site: http://ukinbrazil.fco.gov.uk/

Consulado Geral do Reino Unido em São Paulo - SP
Rua Ferreira de Araújo, 741
São Paulo - SP - Brasil - CEP 05428-002
Tel: +55 (11) 3094 2700 - Fax: +55 (11) 3094 2717
e-mail: saopaulo@gra-bretanha.org.br

Consulado Geral do Reino Unido no Rio de Janeiro - RJ
Praia do Flamengo, 284/ 2o andar
Rio de Janeiro RJ CEP 22210-030
Tel.: +55 (21) 2555 9600 - Fax: +55 (21) 2555 9671
E-mail: bcg.rj@fco.gov.uk
Informações:
visto.consular@hotmail.com

2 comentários:

  1. Olá :)

    Gostaria de confirmar se o seguinte procede:

    Conforme o acordo de schengen, brasileiros podem ficar até 3 meses no país que faça parte dele sem necessidade de visto.

    Ficarei 2 meses na Espanha, primeiramente, e depois 2 meses em Londres para estudos.

    Nesse caso, ficarei 4 meses na europa. A espanha faz parte do acordo, mas a inglaterra não.

    A minha dúvida é se preciso de algum tipo de visto.

    Obrigada!

    Ju

    ResponderExcluir