Como tirar visto para o Canadá

Vistos Consulares : Brasileiros necessitam de visto de entrada.

DOCUMENTAÇÃO BÁSICA PARA SOLICITAÇÃO DE TODOS OS TIPOS DE VISTOS: »  Passaporte com validade mínima de 6 meses.
»  Passaporte anterior original(se possuir).
»  2 fotos 3x5 cm recentes e iguais ( fotos de outros tamanhos não são mais aceitas pelo Consulado Canadense).
> Cópia da Carteira de Identidade ( RG) ou certidão de nascimento
»  Cópia do Imposto de Renda completo com Recibo de entrega, pessoa física, ref. último exercício.
»  Cópia dos 3 últimos holerites + carteira profissional/págs com os dados pessoais e o contrato + Carta do empregador definindo período de férias/ Aviso de férias. (p/empregado).
»  Cópia dos 3 últimos pró-labores + última alteração contratual e cartão CNPJ(p/empregador).
»  Cópia dos 3 últimos extratos bancários (Conta corrente/poupança/investimentos...)
»  Se possuir algum parente ou amigo no Canadá: Obtenha uma carta remetida diretamente a você por seus anfitriões no Canadá. Essa carta deverá ser um convite para você visitar o Canadá e deverá estar acompanhada de um documento justificativo da situação de seu anfitrião ? uma prova de sua cidadania canadense (por exemplo: certidão de nascimento no Canadá ou cartão de cidadania canadense) ou uma cópia de seu cartão de residente permanente ou visto de residente temporário. Confirme se essa comprovação de situação é legível.
»  Estudantes deverão apresentar declaração escolar atualizada.
>>Menor, viajando desacompanhado dos pais ou em companhia de apenas 01 progenitor, deverá apresentar autorização de viagem desacompanhado assinado por ambos os pais; ou, quano for o caso, pelo progenitor que nao realizará a viagem - com firma reconhecida em cartório.

VISTO A TURISMO: »  Documentação Básica.
»  Formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA ( IMM5257), totalmente preenchido e assinado (cópias frente/verso).
»  Formulário Adicional, totalmente preenchido e assinado.

VISTO A NEGÓCIOS: »  Documentação Básica.
»  Formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA ( IMM 5257), totalmente preenchido e assinado (cópias frente/verso).
»  Formulário adicional totalmente preenchido e assinado.
»  Carta da empresa do Brasil em papel timbrado.
»  Carta convite da empresa Canadense ou prospectos do evento ou ainda inscrição no evento (depende do motivo da viagem - apresentar tudo o que comprove a razão da viagem - e-mails não são aceitos pelo Consulado).

VISTO A ESTUDOS: >>>>Para Cursos com duração de até 6 meses: »  Documentação Básica.
»  Documentos de renda dos pais, comprovação escolar + carta custeio dos pais.
»  ACCEPT da escola Canadense.
»  Formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA(IMM5257), totalmente preenchido e assinado (cópias frente/verso).
»  Formulário Adicional totalmente preenchido e assinado ( no campo 1 deverá especificar nome da escola, cidade, período, tipo de curso e objetivos de estudar no Canadá)
> Menores viajando desacompanhados dos pais deverão acrescentar: autorização de viagem dos pais com firma reconhecida em cartório + Termo de Custódia* ( modelo disponível neste site)
High School - Atenção! Para High School com permanência de até seis meses aplica-se visto de entrada de uma ou  múltiplas entradas salvo se na carta de aceite for exigido `Study Permit` ( então neste caso aplica-se visto de estudos ). >>>>Para Cursos com duração superior a 6 meses:  Study Permit »  Documentação Básica.
»  Documentos de renda dos pais, comprovação escolar + carta custeio dos pais.
»  ACCEPT da escola Canadense.
»  Formulário específico de estudos ( Study Permit).
»  Formulário Adicional totalmente preenchido e assinado ( no campo 01 deverá especificar nome da escola, cidade, período, tipo de curso e objetivos de estudar no Canadá). 
»  Menores de 18 anos desacompanhandos dos pais deverão acrescentar : autorização de viagem dos pais com firma reconhecida em cartório +  Termo de custódia *(modelo disponível neste site).
> Para estudar na Província de Quebec, acrescentar: C.A.Q ( Certificado de Aceitação de Quebec).
Neste caso, necessita-se realizar exames médicos , com médicos credenciados pelo Consulado; porém, estes só poderão ser realizados após entrada no pedido de visto junto ao Consulado; ou seja,  requerentes de permissão de estudos que necessitam realizar exames médicos para a permanência no Canadá, devem nos enviar a solicitação completa (formulários preenchidos, pagamento e documentação necessária) antes de realizar os exames médicos. Os requerentes devem indicar um endereço de e-mail válido no formulário para que o Setor de Vistos envie o número do processo. Aqueles que não possuem um e-mail pessoal ativo, deverá informar no formulário que não possui e assim o Setor de Vistos informará o número do processo por carta ou telefone.
Vistos de estudos somente poderão ser finalizados após realização dos exames médicos e recepção por parte do Consulado, dos resultados e portanto, o prazo de liberação da resposta consular será indefinido; sendo que, aconselha-se dar entrada no pedido de visto com pelo menos 01 mês de antecedência.

VISTO EM TRÂNSITO: Considerado trânsito no Canadá, quando o passageiro permanecer até 48 horas na ida e ou na volta e seguir viagem pelo mesmo meio de transporte ( ex. Transitando de avião - avião).
»  Documentação Básica.
»  Formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA (IMM5257), totalmente preenchido e assinado (cópias frente/verso).
»  Print de reserva aérea com ida e volta confirmada.
»  Formulário Adicional totalmente preenchido e assinado
O requerente já deverá estar com o visto para o país de destino final, quando necessário.

Notas Explicativas: Importante ler antes de dar início a um processo de pedido de visto > * TERMO DE CUSTODIA: Este documento é de responsabilidade da família e/ou escola do Canadá; devendo ser preenchido e assinado; sendo, designado o responsável pelo menor durante o período de estadia no Canadá. O documento preenchido poderá ser apresentado em cópia.
>  Desde 31 de Maio de 2006, menores (até 18 anos) viajando desacompanhados ou com apenas um dos pais, indiferente do motivo da viagem,  deverá encaminhar junto com a documentaçao de renda, uma autorização dos pais para viagem do filho(a) (com firma reconhecida em cartório)
»  No formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA deve ser preenchido ao lado dos dados do requerente, os dados do conjuge/companheira(o)/filhos menores de 21 anos, mesmo que não estejam viajando junto com o requerente. Se o espaço for insuficiente para a quantidade de filhos, deve-se acrescentar uma nova via do formulário com os dados dos demais membros da família.
Filhos com até 21 anos, solicitando visto junto com os pais, poderão ser acrescentados no formulário dos pais. À partir de 22 anos, obrigatoriamente, deverá preencher formulários separados.
»  Todos os documentos de renda enviados para o Consulado Canadense, deverão estar em fotocópia, pois o Consulado não devolve os documentos de renda; sendo que, ao final do processo só será devolvido o passpaporte.
»  O visto de 01 entrada tem validade de 06 meses para utilizar, e o tempo de permanencia no país é concedido pela imigração no ato da entrada.
»  O visto de multiplas entradas poderá ter validade de 06 meses à 3 anos (depende da análise consular e da validade do passaporte),podendo entrar e sair diversas vezes até o vencimento. O tempo de permanência no país é concedido pela imigração no ato da primeira entrada no Canadá.
»  O visto específico de estudante, dá direito a trabalhar no Canadá, desde que o trabalho seja dentro do campus da Universidade em que estará estudando.
» O Consulado Geral do Canadá em São Paulo, não atende ao público às sextas-feiras. Todo requerente que desejar dar entrada pessoalmente no Consulado, deverá fazê-lo de segunda à quinta-feira e deverá estar com agendamento prévio realizado via telefone: (11) 5509 4343.

Clique no(s) link(s) abaixo para baixar o formulário.
Formulário: Baixar formulário

Embaixada e Consulados Brasileiros no Canadá: Embaixada do Brasil em Ottawa 450 Wilbrod Street - Ottawa , ON - K1N 6M8
tel: (613) 237-1090
fax: (613) 237-6144
e-mail: mailbox@brasembottawa.org
site: www.brasembottawa.org
Jurisdição: região da capital nacional, Ottawa.

Consulado Geral do Brasil em Montreal
1, Westmount Square, Suite 1700 Montreal
Quebec - Canadá - H3Z 2P9
tel: (514) 499 0968 ou 499 0969 ou 499 0970 ou 499-0458
fax: (514) 499-3963
e-mail: geral@consbrasmontreal.org
site: http://www.consbrasmontreal.org/
Jurisdição: Quebec, Novo Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo, Terra Nova/Labrador e Nova Escócia

Embaixada e Consulados Canadenses no Brasil: Embaixada do Canadá em Brasilia
SES - Av. das Nações, Quadra 803, Lote 16
70410-900 Brasília DF Brasil
Tel: (55 61) 3424-5400
Fax: (55 61) 3424-5490
e-maill:brsla@international.gc.ca ou brsla-cs@international.gc.ca
site: http://www.canada.org.br/

Consulado Geral do Canadá em São Paulo
Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar,
04578-000 - São Paulo, SP Brasil
Tel: (55 11) 5509-4343
Fax: (55 11) 5509-4262
E-mail: spalo-immigration@international.gc.ca

Consulado Geral do Canadá no Rio de Janeiro
Av. Atlântica, 1130 - 5º andar
Atlântica Business Center
Copacabana
22021-000 Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (0 21) 2543-3004
Fax: (0 21) 2275-2195
Email: rio@international.gc.ca

passagem e pacote de viagem para o Canadá

Para formulários de visto dos paises, acesse o link abaixo e faça download.
Download de formulários de visto dos paises do blog

13 comentários:

  1. Olá...

    Tenho algumas duvidas... derrepente voce pode me ajudar! rs
    Sou fisioterapeuta e trabalho por conta com home care. Tenho minha inscriçao regularizada no conselho de classe, e aqui no Brasil nao nos exigem firma aberta (portanto...eu tb nao tenho rs)
    como vou provar renda? só com extratos bancários e minha inscriçao no conselho regional?

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafaela e Ricardo, tudo bem? Como voce faz parte de um conselho de classe,e tem movimentação bancária então voces devem declarar imposto de renda, dai dessa forma, podem dar entrada na solicitação do visto, se voces não declaram, mlehor fazer isso agora que e o mes de abril e tem declaraçãod e imposto de renda, com esta declaração, podem dar entrada no visto, ela serve como comprovante de renda.
    Boa sorte pra voce.

    Att: Cori Passos

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de tirar um visto para janeiro, pretendo ir a disney, com minha filha de 4 anos e meu marido, como faço para comprovar renda? somente a movimentação bancária, serve como comprovante? e se no momento ela tiver negativa tem algum problema ou melhor esperar ela ficar ok? tanto eu como meu marido trabalhamos por conta própria, somente esse ano fiz declaração de renda, pois trabalho na bolsa de valores e é obrigatório, mesmo tendo prejuizo no ano anterior tenho que declarar, isso atrapalha em algo? coloquei minha filha e meu marido como dependentes, isso ajuda ou atrapalha? como seria o visto deles? junto? e meu marido que foi meu dependente e não tem comprovante como fica? trabalha com compra e venda de carros , mas não declara, pois são poucos e muitas vezes não coloca em seu nome, como seria isso? meu ap é alugado, isso atrapalha?comprar a passagem de antecipado ajuda? porque comprova a intenção da volta.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tudo bem?
    Sua movimentação ajuda e declarar imposto de renda e mais um fato em seu favor, porem a conta negativa e ruim sim pois a sua situaçao financeira e um dos fatores determinante para provar que voc tem condição de fazer turismo, se esta negativa o consul pode interpretar que voce não tem condicao de viajar a turismo, (isso seria apenas a inha opniao, baseado na experiencia, por favor nao se ofenda), mas regularize iso e tente tirar o seu visto e voce pode ser o garantidor da sua familia, par aiso o seu marido dvera ser seu dependente na declaração de imposto de renda.
    Boa sorte pra voce

    Att: Cori Passos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?
    Em alguns lugares dizem que o visto de unica entrada já serve para ir para os EUA e voltar o Canadá sem problemas, porém li em um blog que isso só acontece se for por terra, ou seja, no meu caso que irei a Nova Iorque por avião, teria que pegar o de múltiplas entradas. Você sabe me confirmar isso?
    A ficha deve ser preenchida em português ou em inglês?
    Eu tenho pleno conhecimento dos processos legais de imigração para o Canadá, ou seja, não faria a burrice de tentar ficar ilegal lá. Será que eu deveria escrever isso na ficha, dizendo que conheço os processos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá....sou a Marisa e estou aguardando informações sobre como devo proceder pois vou ficar só uma semana em Lugo (espanha), e vou ficar na casa de um amigo, que vai me enviar uma carta convite...como deve ser essa carta? ela é padrão ?
    vou ter que levar euros mesmo tendo todas as despesas garantidas pelo meu amigo ??
    Grata.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Boa tarde! Eu me chamo Estela e pretendo ir ao Canadá entre Dez 2012 e jul 2013 para estudar (inglês intensivo em 4 semanas_Vancouver) e gostria de saber como devo proceder para retirar meu passaporte/visto! Residuo em Volta Redonda, interior do RJ e nunca fui para fora do país!!

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Tenho um tio que mora no Canadá e estamos estudando a possibilidade de minha sobrinha de 13 anos ir para lá para estudar, porém minha irmã é dona de casa e meu cunhado é autonomo e não declara IR. Como fazer a comprovação de rendas? Quais documentos a escola do Canadá deverá nos enviar? e quais documentos meu tio que mora lá tb deverá nos enviar?
    Aguardo retorno e desde já agradeço.

    Iraci Souza

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho uma filha que mora na Espanha com a mãe a 5 anos, quando ela saiu daqui do Brasil, saiu com uma autorização de apenas 3 meses, foram visitar a avó da minha filha, agora a mesma ja casou por la e já tem até mesmo outros dois filhos, como é que a minha filha pode tirar o documento da Espanha, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  10. Iraci, boa tarde

    Os dcumentos de convite da escola que ela esta matriculada e essencial.
    Spbre a comprovação de renda, pode ser feita por pai mae uo ate mesmo por parente tios que comprovem parentesco, isso um despachante pode auxiliar sem problemas.

    Att: Cori Passos

    ResponderExcluir
  11. Alex, boa tarde

    Voce quer que ela tire cidadania espanhola?
    Sobre a liberacao de tres meses todo mundo que sai do brasil para a espanha sai como tres meses e prorrogaveis por mais tres caso se case pode solicitar a permanencia, mas no caso da sua filha eu nao sei o que voce gostaria de fazer, se possivel camarada, mande novamente a pergunta que lhe respondo com o maior prazer.

    Att: Cori Passos

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Cori,
    Vou viajar em dezembro/12 para os EUA, mas meu voo faz conexão no Canadá, Toronto. Preciso de um visto transitório, mas nao consigo falar no consulado para obter informações.. não queria fazer por despachante uma vez que o visto de transito é gratuito pelo Consulado. Tem alguma forma de entrar em contato com o Consulado Canadense de SP rapidamente? Pode me dar alguma dica de como conseguir as informações necessárias?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá Cori,
    Pretendo ir em julho para o Canadá e aos EUA visitar uma amiga e uma prima respectivamente, Tenho o MEI (micro empresario individual) com CNPJ, mas sou isenta de declaração de imposto de renda como MEI não preciso de um contador sendo assim como comprovar minha renda sem o decore, somente os extratos bancários e o cartão de CNPJ valem. Trabalho com meu irmão numa faculdade mas sou terceirizada como o MEI. Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir